Prefácio

Esta quarta edição da obra persegue os mesmos objectivos que as anteriores: preencher a lacuna existente na bibliografia em língua portuguesa no que respeita a autómatos programáveis e sua programação.

Esta nova edição actualizada, inclui autómatos dos principais fabricantes, continuando os assuntos a serem tratados numa linguagem acessível, estruturados de forma pedagógica e tendo em conta as necessárias informações de carácter técnico.

Tal como nas edições anteriores, o livro destina-se aos alunos dos cursos de engenharia, cursos tecnológicos, cursos profissionais, técnicos de automatismos e, de uma maneira geral, a todos aqueles que se interessam por automação.

Espera-se que esta nova edição continue a ser um livro fundamental para a aprendizagem de autómatos e uma ferramenta necessária ao professor/formador no desempenho da sua profissão. Que contribua para uma melhor formação numa das áreas mais relevantes e promissoras da actualidade.

Esta edição consta de sete capítulos e de dois anexos cujos conteúdos abordam:

Capítulo 1 – O Autómato Programável – analisa em traços gerais a constituição, funcionamento e linguagens de programação dos autómatos. Destina-se este capítulo a fornecer conhecimentos básicos sobre autómatos programáveis.

Capítulos 2, 3 e 4 – Estudam-se três autómatos com grande implantação no ensino e na indústria, terminando cada capítulo com exemplos de programação onde se utilizam as principais instruções desses autómatos.

Capítulo 5 – Método Grafcet – descrevem-se as regras referentes a este método de acordo com as normas internacionais que o regulamentam:

· IEC 60848 (GRAFCET specification laguage for sequential function charts)–Linguagem de especificação Grafcet para diagramas funcionais sequenciais (SFC);

· IEC 61131-3 (Programmable controllers – Part 3: Programming languages–Autómatos Programáveis – Parte 3: Linguagens de Programação).

O método Grafcet é abordado de forma ampla, apresentando-se vários exemplos para uma melhor compreensão.

Capítulo 6 – Programar o Grafcet – faz-se o estudo de um método de programação que permite programar, os automatismos descritos em Grafcet, através da linguagem em lista de instruções e em diagrama de contactos, linguagens simples e fáceis de utilizar em qualquer tipo de autómato.

Capítulo 7 – Exemplos de Aplicação – são estudados e resolvidos vários exemplos de automatismos de forma a possibilitar uma combinação harmoniosa entre teoria e prática.

Finaliza-se o livro com dois anexos: um para abordar aspectos práticos da montagem e cablagem dos autómatos e outro com informações importantes relativas a sensores e actuadores.