Quem Somos

Introdução

A Associação Kwaedza Simukai Manica, AKSM, cujo nome signifca em língua local, “Amanheceu Acorde Manica”, é uma organização moçambicana com sua sede no distrito de Manica. 

Desde a sua criação a AKSM evoluiu muito nos últimos anos, como é demonstrado pela introdução de novas actividades em novas áreas geográficas de intervenção como foram os casos do projecto de, Planificação Distrital em Machaze, Micro-Hidro – Electrificação de Comunidades Rurais em Manica, Eco Turismo e Protecção Ambiental em Sussundenga, tendo igualmente estado a promover o Crédito Agrícola na Província de Sofala.
Dai que esta Associação acredita que a experiência é uma das melhores formas de aprendizado e ensinamento que podem ser usados para evoluir e/ou replicar. Assim sendo, a Associação Kwaedza Simukai Manica pretende neste próximo desafio expandir a sua área de abrangência para outros distritos na zona centro de Moçambique tendo em conta a sua experiência em Manica.

O grupo alvo da AKSM são as pessoas mais desfavorecidos, discriminados e estigmatizados porque, estes, não são incluídos no desenvolvimento duma comunidade normalmente.




Visão da AKSM

A Associação Kwaedza Simukai Manica pretende ver as comunidades na sua área de actuação empoderadas e sendo protagonistas principais no processo de desenvolvimento sustentável, considerando equidade e diversidade.


Missão da AKSM

Kwaedza Simukai Manica é uma Associação de desenvolvimento comunitário, apostada na melhoria das condições de vida dos camponeses mais desfavorecidos na zona centro de Moçambique, através de fortalecimento das Organizações Comunitários de Base (OCB´s) e na consciencialização na luta contra HIV/SIDA, potenciando a utilização sustentável dos recursos disponíveis.



História da AKSM


A Associação Kwaedza Simukai Manica (AKSM) é uma organização não-governamental nacional. A AKSM está devotada no o melhoramento das condições da vida das famílias rurais mais desfavorecidas através da capacitação e advocacia nas áreas da educação, meios de vida e desenvolvimento comunitário em zonas rurais de Moçambique. AKSM começou seu trabalho no Distrito de Manica no ano de 1993 quando ainda era Programa de Desenvolvimento Integrado de Manica (PDIM) do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento (FOS) da Bélgica. No ano 2006 AKSM alargou as áreas geográficas da intervenção com um projecto em Machaze, e em 2008 com um novo projecto em Sussundenga. A Associação constituiu-se formalmente como organização no ano de 2000 na sequência de debates levados a cabo por um grupo de técnicos que já vinha trabalhando para o projecto FOS-KSM e de Moçambican os provenientes de sectores socioeconómicos diversificados. Inspirados na experiência adquirida na área de desenvolvimento comunitário e convivência com
os vários problemas que enfermam a sociedade Moçambicana, eles decidiram se juntar e convidar outras pessoas de boa vontade em torno dos ideais da AKSM.

A AKSM constituiu-se portanto, inspirado na necessidade de capitalização da cultura e valores nacionais, dos conhecimentos indígenas e da criação de espaço e oportunidades iguais para a participação de todos no seu próprio desenvolvimento. A AKSM surgiu num contexto muito particular do desenvolvimento da sociedade civil, caracterizado por iniciativas visando criar sustentabilidade em processos de desenvolvimento, empoderamento dos Moçambicanos para levarem a cabo esses processos com vista ao alívio da pobreza absoluta em Moçambicanos. 

Uma ONG forte e bem preparada é importante para acompanhar o processo de desenvolvimento nas comunidades. O trabalho das Organizações Não Governamentais mudou muito nos últimos anos e os desafios na maneira de planificação, monitoria, avaliação, administração e coordenação dos projectos aumentaram. Boas vias e metodologias de planificação, monitoria e avaliação são requisitos necessários e até indispensáveis para a organização. Para isso a transparência e uma boa comunicação (externa e interna) é importante.




Please feel free to look at some documents related to our work by clicking here
 
 
Please look at our partners website