Módulo 3

MÓDULO 3

Área I – A Pessoa
2.3 - A construção da democracia.
Objetivos:
1. Reconhecer a coexistência política como facto humano: o Homem é um “animal político”. 

2. Compreender a sociedade humana como constituída por grupos politicamente organizados.

3. Identificar os seguintes momentos de construção da democracia e suas crises: Igualdade, Liberdade, Fraternidade como valores estruturantes da ética moderna ocidental; os utopistas românticos e o movimento político-sindical no século XIX; o século XX – nacionalismo e internacionalismo, movimentos partidários, movimentos laborais, movimentos em prol dos direitos e liberdades. 


Área II – A Sociedade

6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente.

Objetivos:
1. Pesquisar a origem etimológica de “Trabalho” e as referências clássicas aos conceitos de “ócio” e “negócio”, trabalho manual/servil-trabalho intelectual.

2. Compreender o trabalho como suporte de sobrevivência pessoal e das sociedades, do homem recolector à produção e troca de recursos de subsistência, ao esclavagismo e servilismo, em vários momentos da História do Ocidente.

3. Conhecer a evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social.

4. Contactar com propostas clássicas do século XX sobre organização do trabalho: Taylorismo, Fordismo, crise dos modelos.


Área III – O Mundo
9.1 Os fins e os meios: que Ética para a vida humana?






Objetivos:
1. Reconhecer a determinação da vida humana – pessoal e social – por valores: a diversidade cultural como indutora da diversidade de valores; a ideia de Ética.

2. Reflectir sobre alguns suportes éticos da vida contemporânea: sujeito – outros; sujeito – instituições; sujeito – natureza e vida.

3. Explicar a emergência do conceito de democracia na Polis grega: o lugar da ordem humana e da moral da cidadania; o mundo dessacralizante; a polivalência da palavra (o seu valor simbólico e de suporte de argumentação).

Comments