Notícias‎ > ‎

O Nosso Método: Aprender Fazendo

Publicado a 11/12/2015, 16:26 por Geral AEP Corroios
 

Muitas vezes interroga-mo-nos: Aquele jovem aprendeu a fazer isto ou aquilo, porta-se bem, tem carácter, tem espírito de serviço, é respeitador, é organizado, saber fazer de tudo, é bom aluno etc, etc, etc…

Onde aprendeu tudo isso? Não vão se enganar, pois, se calhar não foi no Escotismo. Segundo seu pai, todos estes valores foram moldados e desenvolvidos com base na educação recebida em casa.

Muito se fala, cada vez com mais destaque em nossa sociedade, da importância da educação não formal, pois ela é que nos dá as bases do ser humano, do cidadão e que podem melhorar o nosso mundo (seja ele o nosso bairro, cidade ou local).

A família é o seio da educação, ou, popularmente: educação vem de berço!

Sim, é desde pequeno que as crianças aprendem os limites, tão importantes para a vida em sociedade, para o respeito e para a responsabilidade pelos seus próprios atos, da infância até a vida adulta.

A vida é assim, com a construção dos valores da criança desde cedo, pelo que ela vê, sente e vivência. E, dali em diante, todas as experiências futuras terão como referência a educação recebida.

Aqui chegamos aos Escoteiros, sabendo que as crianças chegam até nós com 50% do seu caráter formado e que continuam aprendendo pelo exemplo.

O Escotismo é uma ferramenta, há mais de uma centena de anos, muito útil, capaz de valorizar a realização individual e a participação construtiva tão desejada na sociedade moderna. Os Escoteiros devem ser capazes de consolidar tudo que a criança ou o jovem aprendeu até ali, reforçando a ética, a responsabilidade, a honra e os deveres para consigo mesmo, com sua pátria e com o próximo.

Podemos não formar muitas “top models” no Escotismo, mas somos Educação para a vida! É isso que esperamos para o GRUPO 242 de Corroios.

Estamos próximos de entrar de férias e onde as crianças e os Jovens se alegram, mas queria deixar esta frase que o nosso Fundador Baden Powell nos repetiu muitas vezes "A criança não aprende o que os mais velhos dizem, mas o que eles fazem."

Desejamos a todos os Pais, Amigos e escoteiros um Excelente Natal.





Do vosso e sempre AMIGO

Zé Pontes

Comments