CEAM - UFMG‎ > ‎

Realidade Brasileira

No Brasil, as estruturas metálicas são muito empregadas em galpões industriais, plataformas petrolíferas, edificações comerciais baixas, como centros de compras, revendedoras de veículos, etc., ginásios de esportes, construções para eventos, espetáculos e feiras e torres de transmissão de energia elétrica e de telecomunicações. No entanto, seu uso ainda é relativamente pequeno nas pontes e muito reduzido em edifícios altos residenciais, comerciais e públicos, possuindo nesses tipos de obra enorme potencial de crescimento.

A engenharia brasileira encontra-se capacitada para levar adiante as obras mais ousadas com estruturas de aço e a industria nacional do setor pode fornecer todos os produtos necessários. O país é um dos grandes produtores mundiais de aço, possuindo usinas siderúrgicas reconhecidas internacionalmente, muitas das quais fabricam, além do próprio aço, também perfis estruturais.

É interessante notar que, já na construção de Brasília, no período entre 1955 e 1960, os edifícios dos ministérios e a torre do congresso nacional foram feitos com estrutura metálica.


Estruturas de aço dos edifícios dos ministérios e do congresso nacional

Mais recentemente, várias obras ousadas têm chamado a atenção, seja pelo porte da estrutura, seja pela beleza, seja pela inovação arquitetônica. Um exemplo a ser citado é a antena da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo, concluída em 1996, que atinge 212 m e é a construção mais alta do Brasil. Na parte inferior da obra, a estrutura metálica recebe fechamento, funcionando como um edifício comercial de 8 pavimentos da própria empresa.



Antena da Rede Bandeirantes com peça publicitária de inauguração

Quanto aos edifícios de andares múltiplos, representam marcos importantes, entre outros, o residencial Parque Fairmont, em Belo Horizonte, com 30 andares e 106 m de altura, concluído em 1991, e o comercial Centro Empresarial do Aço, em São Paulo, com 14 andares e 43 m de altura, de 1992.


Parque Fairmont                     Centro Empresarial do Aço

Exemplos de edifícios de andares múltiplos brasileiros


ma obra que tem chamado a atenção é Ponte JK, inaugurada em 2002 sobre o LagoParanoá, ligando a área de clubes ao planopiloto de Brasília, cuja estrutura conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros, cada um com vão de 240 m.

Ponte JK