CEAM - UFMG‎ > ‎

Normas

O projeto de estruturas de aço de edifícios é sempre feito tendo por base uma norma. No Brasil, para o projeto estrutural de edifícios destinados à habitação, de edifícios de usos comercial e industrial e de edifícios públicos, além de passarelas de pedestres e suportes de equipamentos, deve ser usada a NBR 8800, intitulada “Projeto e Execução de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios”, editada em 2008 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Por essa norma, os perfis estruturais devem ser laminados ou soldados, ou ainda de seção tubular (com ou sem costura), e as ligações executadas com parafusos ou soldas.

Estruturas de edifícios executadas com perfis formados a frio devem ser projetadas com o uso da norma NBR 14736 (Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio), de 2001.

Finalmente, destaca-se que no Brasil encontra-se em vigência a norma NBR 14323, editada em 1999 pela ABNT, que trata do dimensionamento de estruturas de aço de edifícios em situação de incêndio. Em linhas gerais, essa norma tem por objetivo a verificação da estrutura de aço quando ocorre um incêndio, e inclusive determinar se a estrutura necessitará de proteção, de modo a não sofrer colapso estrutural.