CEAM - UFMG‎ > ‎

Estruturas de Aço I - Civil

Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: Estruturas de Aço I
Curso: Engenharia Civil
 
Professores
- Ricardo Hallal Fakury (Turmas A e C)
- Rodrigo Barreto Caldas (Turma B)
 
Monitor
- Luis Paulo Alves Silva
 
Conteúdo
- Introdução ao Uso do Aço 
- Aços e Perfis Estruturais
- Segurança, Desempenho e Análise Estrutural 
- Barras Tracionadas
- Barras Comprimidas
- Barras Fletidas
- Barras Submetidas a Esforços Combinados

 Bibliografia
- Dimensionamento Básico de Elementos de Estruturas de Aço – Parte I – Apostila Versão 4. Prof. Ricardo Hallal Fakury, 2011.
- ABNT NBR 8800:2008 – Projeto de Estrutura de Aço e de Estrutura Mista Aço e Concreto de Edifícios, 2008.
 
Avaliações
- 3 Provas de 30 pontos cada = 90 pontos
- Trabalhos práticos = 10 pontos
- Freqüência mínima = 75% das aulas

Observações
- As provas serão realizadas nas datas e horários constantes do Calendário da Semana de Provas estipulado pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil, exceto as Provas Extra e Exame Especial, que serão marcadas pelos professores das disciplinas.

- A matéria de cada prova será cumulativa, considerando os conhecimentos adquiridos na disciplina e no Curso de Engenharia Civil até aquela etapa, inclusive nas Prova Extra e Exame Especial.

- A Prova Extra poderá ser feita apenas pelos alunos que não tiverem feito alguma das 3 provas do semestre e será realizada no dia seguinte ao da 3ª Prova, no período da tarde.

- A provas serão realizadas com consulta exclusiva a um formulário elaborado pelo próprio aluno, manuscrito (não será aceito xerox), escrito com letra do aluno e assinado, podendo ser usada somente uma folha A4 frente e verso. Os formulários poderão ser utilizados novamente nas provas subsequentes, inclusive cumulativamente nos semestres, ou seja, em Estruturas de Aço II poderão utilizar os formulários feitos em Estruturas de Aço I, desde que estejam todos grampeados em um único volume. Não serão permitidos exercícios resolvidos no formulário, sua colocação implicará em nota zero na prova do aluno.

- Para realização das provas somente será permitido o uso de calculadora não programável.

- Não será permitido portar celulares durante a realização das provas (celulares ligados implicam em nota zero) e não será permitido sair da sala durante a realização das mesmas.

- As provas irão conter uma questão (1 ponto) de avaliação da dificuldade e do tempo de execução das mesmas. Somente farão jus ao ponto os alunos que responderem a questão na folha de resposta, na linha seguinte ao final da última resolução. Exceto na Prova Extra e no Exame Especial.

- As provas serão apresentadas em sala de aula, na aula seguinte ao lançamento das notas no moodle. Os pedidos de revisão somente poderão ser feitos no momento da apresentação com indicação escrita à caneta pelo aluno dos detalhes da correção das quais ele discorda. Os alunos ausentes não poderão pedir revisão posteriormente.

- Os trabalhos práticos, além de listas de exercícios, poderão incluir relatórios de visitas e pesquisas de temas relacionados ao uso do aço. Será incentivado o uso dos programas didáticos disponíveis no site apresentado acima.

- A frequência será computada através de lista de presença e chamada oral e será lançada parcialmente no moodle a cada prova.

- Atestado médico somente cancelará falta se for apresentado até 1 semana após a data da ausência.

- Serão concedidos pontos para os alunos mudarem o conceito final segundo o seguinte critério: 0 faltas    – 3 pontos; até 4 faltas (2 dias de aula) – 2 pontos; até 8 faltas (4 dias de aula) – 1 ponto.