Notícias

A ABEn Alagoas apóia a moção de Repúdio à Exoneração da Superintendente do HUPAA-UFAL pela EBSERH

MOÇÃO DE REPÚDIO 

Ao Ato de Exoneração Arbitrária da Superintendente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA/EBSERH) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi

É com grande estarrecimento que a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde - FNCPS recebe a notícia da exoneração da superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/EBSERH, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, realizada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH e publicada no Diário Oficial da União do dia de hoje.
A FNCPS entende essa medida como autoritária e um golpe definitivo à autonomia universitária, que perde o pouco controle que ainda possuía sobre uma das estruturas mais significativas para o cumprimento de suas funções acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e assistenciais à comunidade.

A motivação para tal ato é o posicionamento crítico que a superintendente sempre adotou em sua relação com a EBSERH, não sucumbindo aos interesses privatistas e à lógica de mercado que orienta o funcionamento da empresa, que torna secundárias as necessidades da população e o papel dos Hospitais Universitários na estrutura e organização do Sistema Único de Saúde – SUS.
Veja texto completo em: www.contraprivatizacao.com.br

Nota de Pesar - Acidente envolvendo estudantes do Agreste alagoano

A ABEn AL presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas envolvendo dois ônibus no agreste de Alagoas no último dia 30 de março de 2017. Uma tragédia de proporções inestimáveis. Entre as vítimas encontravam-se duas estudantes do curso de enfermagem. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (30) em uma rodovia estadual próxima de Arapiraca. Os dois ônibus bateram de frente. Eles transportavam estudantes universitários e crianças de duas cidades do agreste: Junqueiro e Teotônio Vilela. Muitos estudantes precisaram ser resgatados das ferragens. Mais de 40 pessoas foram socorridas para uma unidade de emergência do município de Arapiraca.

LUTO


Nota de falecimento: Enfermeira Maria Violeta Dantas - 17/03/17




Eleições ABEn AL - gestão 2016-2019: chapa única

Atenção: II Assembleia Geral dos Trabalhadores de Enfermagem - 02 de outubro às 17 horas no auditório do Sindicato dos Urbanitários
30/09/15
Em nome das organizações, viemos convocar profissionais e estudantes de enfermagem de Alagoas para participar da II Assembleia Geral dos Trabalhadores de Enfermagem (AGTE), que será realizada no dia 02 de outubro de 2015, ás 17h no auditório do Sindicato dos Urbanitários (ladeira dos Martírios), para discutirmos os desdobramentos da primeira AGTE realizada no dia 31 de agosto de 2015. 

A Assembleia terá como pontos de pauta:

1. Análise de conjuntura - situação da Enfermagem em Alagoas; 

2. Prestação de contas das ações desenvolvidas: autoridades que receberam o documento gerado na primeira assembleia; marcação de audiências ou visita ou resposta; 

3. Avaliação do abaixo assinado em relação à abrangência e quantitativo de assinaturas colhidas;

4. Abertura de intervenções dos participantes;

5. Apreciação dos preparativos para o evento na orla (18/10 - a confirmar data, horário e localização específica).

A ABEn AL convoca Associadas e Associados e Conclama Toda a Categoria para junto com Todas as Organizações que representam a Enfermagem Alagoana nos posicionarmos firmemente na defesa da Nossa Profissão, exigirmos respeito, nossos direitos a condições dignas para cuidar das pessoas conforme determina a Politica Publica de Saúde Brasileira - o SUS e a Lei do Exercício Profissional.


ABEn AL participa da Audiência Pública sobre Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação do Enfermeiro em João Pessoa
19/09/15


A ABEn Nacional cumprindo sua finalidade e compromisso histórico com a organização e fortalecimento da Enfermagem Brasileira - promover o desenvolvimento científico, cultural e político das Categorias que compõem a Profissão de Enfermagem no Brasil, esteve presente a Audiência Pública sobre Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação do Enfermeiro, em 17 de setembro de 2015, na cidade de João Pessoa, por ocasião do CBCENF. Estiveram representando a ABEn, além das Presidentes e Diretoras das ABEns Seções - Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí  e São Paulo; Ex Diretoras ABEn Nacional e as Ex-Presidentes da ABEn Nacional - Francisca Valda da Silva e Maria Goretti David Lopes. Na ocasião a ABEn usou da palavra, por meio da Ex Presidente Francisca Valda e da Presidente da ABEn Alagoas – Lenira Wanderley de Almeida, que fizeram resgate da atuação e conquistas históricas da ABEn no campo da Formação em Enfermagem, desde a organização e ordenamento da formação; processo de construção, elaboração e aprovação das DCNs para formação em Enfermagem; instituição de espaço próprio para construção e condução coletiva a cerca do tema - o SENADEn, cuja 14ª edição aconteceu em Maceió Alagoas - 6 a 8 de agosto de 2014, enfatizando a Carta de Maceió. 
Legenda: da esquerda para direita: Dra. Regina Santos - diretora do CEPEn, Ma. Danielly dos Anjos - diretora de Educação e Dra. Lenira Wanderley - presidente (ABEn AL) e Dra. Tânia Bulcão - presidente (ABEn BA).

Também foi argumentado o contexto e cenário que cerca a formação em Enfermagem no Brasil; a necessidade imperiosa de ampliar o debate para o efetivo enfrentamento conjunto dos condicionantes e determinantes do aumento do número de Escolas/Cursos de Enfermagem precários no Brasil, evidenciando que a consequente massificação da formação profissional em enfermagem interessa as corporações que insistem na manutenção do modelo hegemônico da saúde em contraposição a efetivação do SUS, espaço onde a atuação da enfermagem já demonstrou que se dá plenamente a serviço das reais necessidades em saúde das pessoas e coletividades. A referida audiência findou com um forte apelo ao trabalho conjunto das organizações que representam a enfermagem localmente e nacionalmente, tendo sido afirmado em várias falas dos demais participantes que ações isoladas certamente iluminarão precariamente as possibilidades concretas de solução aos desafios postos à profissão na atualidade.




Assembleia Geral dos Trabalhadores de Enfermagem - 31 de agosto às 09 horas no auditório do Sindicato dos Bancários
28/08/2015
O Fórum das Organizações Representativas da Enfermagem em Alagoas - ABEn AL, SINEAL, SATEAL e COREn AL convoca todos os profissionais e estudantes de Enfermagem de Alagoas para participar da Assembleia Geral dos Trabalhadores de Enfermagem, na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto de 2015, ás 09 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários - Rua Barão de Atalia, nº 50 - Centro (próximo ao Bompreço da Buarque de Macedo). 

O principal ponto das discussões será o posicionamento da categoria frente as diversas tentativas de sua desvalorização através de vínculos e salários precários no estado de Alagoas. Não reconhecer o valor das atividades de Enfermagem junto aos serviços de saúde é não reconhecer a população que precisa e clama por serviços de saúde dignos e com qualidade. 

A presença de todos é essencial para uma discussão qualificada para que, a partir dela, possam ser gerados documentos que serão entregues ás autoridades cabíveis para as devidas providências. Não deixe de comparecer. 






Representações de Enfermagem discutem a precariedade de condições de trabalho propostas em seleção de trabalhadores para UPA em Maceió - 20/08/15

O Fórum das Organizações Representativas da Enfermagem em Alagoas - ABEn AL, SINEAL, SATEAL e COREn AL, se reuniu durante a tarde desta quinta-feira feira (20/08/2015) na sede do COREn, com a presença de suas respectivas assessorias jurídicas para traçarem as medidas de enfrentamento conjunto das situações que vem comprometendo a valorização e reconhecimento da profissão e a realização das atividades e funções das trabalhadoras e trabalhadores da Enfermagem Alagoana no âmbito dos serviços públicos e privados de saúde em nosso Estado,   especialmente referente ao mais recente episodio sobre a entrega da UPA do Trapiche da Barra em Maceió a gestão via OS (Organização Social) empresa de direito privado lamentavelmente decorrente de lei municipal que atenta contra o SUS e a atenção a saúde de qualidade porque além de permitir recursos públicos financiar a iniciativa privada cuja premissa e o lucro, elimina o ingresso ao serviço publico por concurso publico como manda a constituição brasileira,  retira direitos trabalhistas tornando o trabalho em saúde/enfermagem precário empurrando a trabalhadora e o trabalhador aos múltiplos vínculos empregatícios e ao desgaste físico, psíquico e emocional comprometendo a qualidade de vida e o trabalho que exercem significando riscos a população atendida.
Na ocasião decisões foram tomadas, entre as quais formação de grupos de trabalho, ação conjunta consubstanciada de cobrança de responsabilidades junto aos órgãos, instancias e instituições gestoras do SUS Municipal, Estadual e Federal; Ministério Publico Federal, Ministério Publico Estadual, Ministério Publico do Trabalho e Justiça do Trabalho; Assembleia Geral da Categoria de Enfermagem dia 31 de agosto as 9 horas da manhã em local a ser confirmado e divulgado  breve.

A ABEn AL convoca Associadas e Associados e Conclama Toda a Categoria para junto com Todas as Organizações que representam a Enfermagem Alagoana nos posicionarmos firmemente na defesa da Nossa Profissão, exigirmos respeito, nossos direitos a condições dignas para cuidar das pessoas conforme determina a Politica Publica de Saúde Brasileira - o SUS e a Lei do Exercício Profissional.

Venha participar!!!!

A Enfermagem Unida em Defesa da Cidadania!!!!

Nota de esclarecimento do Ministério da Saúde sobre o exercício dos profissionais de saúde nos Estados do MERCOSUL
25/10/2014


ABEn Alagoas está junto com a SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) na campanha mundial de prevenção de UPP (úlceras por pressão)
19/10/2014


SINEAL realiza eleição para nova diretoria nos dias 04 e 05 de setembro
03/09/2014 - Veja mensagem do SINEAL abaixo:
ATENÇÃO COMPANHEIROS(AS)!!!

Chegando a hora, a hora de fazer valer a continuidade das nossas lutas, uma equipe que equilibra a experiência com a garra de jovens sindicalistas, em busca de "Atuação com Renovação". Faça valer a sua cidadania enquanto profissional, unidos venceremos todos os obstáculos. O Sindicato Dos Enfermeiros Sineal vem desenvolvendo um trabalho consciente e responsável em todo o Estado, buscando o respeito e a dignidade da Enfermagem. Nos dias 4 e 5 de setembro das 8 as 18h.

Estaremos aguardando por VOCÊ, juntos somos FORTES.
Estaremos disponibilizando declaração de comparecimento a votação.

Rua 1º de Maio, 194, Prado, Maceió/AL, CEP: 57.011-310



Conselho Federal de Enfermagem lança vídeo e cartilha explicativa sobre processo eleitoral que acontecerá no próximo dia 13 de setembro em todo território nacional - 03/09/2014

Acesse aqui o vídeo do COFEN sobre as eleições e leia na íntegra as informações e orientações sobre o processo que acontecerá no dia 13 de setembro d e 2014 - Cartilha.


A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde solicita a sua adesão ao abaixo-assinado digital contra a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH nos Hospitais Universitários (HUs) do Brasil:

18/06/2014

Fonte: caliss.files.wordpress.com
A ABEn AL vem demonstrar a sua não concordância com as tentativas de implementação da EBSERH e vem solicitar a comunidade de Enfermagem que manifeste sua adesão ao abaixo-assinado a seguir.  "Nós, cidadãos e cidadãs abaixo-assinados, manifestamos publicamente a nossa posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em qualquer um dos hospitais-escola do Brasil, pois consideramos que esta implantação: 
***
1) É uma afronta ao caráter público dos HUs e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada às universidades públicas; 
2) Negligencia à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988; 
3) É um risco para a independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HUs; 
4) É uma forma de precarização, porque flexibiliza os vínculos de trabalho com o fim dos concursos públicos nos HUs; 
5) Representa prejuízo para a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos hospitais-escola, pois os serviços se tornariam menos eficientes e seu acesso menos democrático; 
6) Representa um risco de dilapidação dos bens públicos da União, ao transferi-los a uma empresa de direito privado".
***
Para assinar, clique aqui
Fonte: http://www.contraprivatizacao.com.br/



Representantes da ABEn Alagoas participam de seminário sobre "A privatização da Saúde: EBSERH e OS's" 

27/05/2014


A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Enf. Lenira Wanderley, e a vice-presidente, Enf. Andréa Vasconcelos, 
pelo Fórum Alagoano em Defesa do SUS e contra a Privatização do qual a ABEn AL é integrante, participaram no última dia 27 de maio de 2014 do Seminário “A Privatização da Saúde: EBSERH e OSs”, ocorrido no Auditório da Reitoria da UFAL - Campus A. C. Simões em Maceió - que contou com a presença do representante do Procurador-Geral da República, Dr. Peterson de Paula Pereira. O Seminário teve como objetivos esclarecer, do ponto de vista jurídico, as inconstitucionalidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as Organizações Sociais (OSs), e articular forças sociais para as lutas em defesa do caráter público e universal do SUS e contra a sua privatização. Promoção: Fórum Alagoano em Defesa do SUS e contra a Privatização, Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais/PPGSS/UFAL.


Promoção: Fórum Alagoano em Defesa do SUS e contra a Privatização, Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais/PPGSS/UFAL

Apoio: Faculdade de Serviço Social/UFAL, CRESS/AL, ABEn AL, Sintufal e Adufal.



A ABEn - Alagoas participa da Oficina em Brasília sobre revisão da Política Nacional de Promoção à Saúde - PNPS, realizada nos dias 13 e 14 de março de 2014

13/003/2014

A diretora de Assuntos Profissionais da ABEn AL enfermeira Rejane Rocha, que também é membro do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, no segmento trabalhador, participou da oficina sobre a revisão da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) em Brasília.No sentido de garantir a integralidade do cuidado à saúde, a Política Nacional de Promoção da Saúde dispõe diretrizes e recomenda estratégias de organização das ações de promoção da saúde nas três esferas de gestão do SUS. 

O profissional da saúde ligado a assistência, universidade, entidades entre outros segmentos poderá realizar sua contribuição sobre a Revisão da Política Nacional da Promoção da Saúde através do preenchimento do formulário que pode ser acessado através do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=12858

O mesmo deverá ser preenchido até 6ª feira (dia 21 de março), impreterivelmente. Solicita-se que seja enviado a todos os conselheiros e ao maior número possível de pessoas/profissionais para ampla participação e colaboração.

 


Associação Brasileira de Enfermagem, realizou 70ª Reunião do CONABEn em Brasília/DF e elaborou a carta de Brasília


26/02/2014

Na foto 3 à mesa, as representantes da ABEn AL no CONABEn: a presidente Lenira Wanderley,
a vice-presidente Andréa Vasconcelos e a diretora do CEPEn Regina Santos.
Fonte: Site da ABEn Nacional

Nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro foi realizada a 70ª reunião do Conselho Nacional das ABEn(s) – CONABEn – na sede da Associação, em Brasília. A reunião foi presidida pela Professora Dra. Ângela Maria Alvarez, contando com a participação de diretores da ABEn Nacional, das ABEn(s) Seções e Regionais de todo o território Nacional e do Distrito Federal. Dentre os diversos assuntos tratados, podem ser citados apresentação do Plano de Atividades das Diretorias da ABEn Nacional, das Seções e Regionais, bom como aprovação de atividades relacionadas aos eventos de abrangência Nacional a serem realizados em 2014 e 2015, dentre eles o 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEn) que será aqui em Maceió, Alagoas.

Ao discutir o contexto político e social nacional relacionado à Enfermagem e à saúde da população brasileira, ficou deliberada a elaboração da carta do 70º CONABEn, também chamada de carta de Brasília, reafirmando seu compromisso com a Enfermagem e a população brasileira. A próxima reunião ocorrerá no mês de outubro, no 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Belém do Pará.

Leia mais sobre a Carta do 70º CONABEn.

Subpáginas (1): Feliz Natal
Comments