Quem somos nós?


O Projeto Cursinho da Psico

O Cursinho Popular e Pré-Universitário da Psico é um projeto educacional sem fins lucrativos coordenado por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que atendem jovens e adultos de baixa renda que desejam ingressar no Ensino Superior brasileiro. O Cursinho visa a formação crítica e política no ingresso à universidade, sendo assim um cursinho pré universitário e não pré vestibular.


Em 1997, um grupo de estudantes que ocupava o Centro Acadêmico Iara Iavelberg (CAII) decidiu colocar em prática a discussão do movimento estudantil sobre a ampliação de vagas na universidade e desenvolveu um Cursinho Popular e Pré-universitário no Instituto de Psicologia da USP, com o objetivo de auxiliar a entrada de estudantes de classes sociais mais baixas. Seus principais objetivos, descritos em seu Projeto Político-Pedagógico, são levar aos jovens e adultos de camadas populares uma extensão dos conhecimentos produzidos pela universidade, aumentar as chances de entrada e permanência desses estudantes nas universidades públicas, bem como oferecer uma formação crítica sobre os deveres e direitos dos cidadãos. Hoje, o cursinho funciona como projeto independente do CAII.


Autogestão e a construção de horizontalidade

Acreditando na educação como uma ferramenta de transformação da sociedade, e tendo como objetivo a democratização do ensino. Porém, essa democratização não deve se dar apenas através do aumento de vagas nos diversos níveis de ensino e maior oferta, mas de fato garantir a participação nos processos educacionais. Questionamos portanto a estrutura política hierarquizada que se mantém atualmente no sistema educacional. 

Nesse sentido, o Cursinho da Psico segue uma proposta de organização da gestão onde todos(as) (professores/as, estudantes, coordenadores/as) contribuem de forma ativa para a gestão e têm um papel político de igual importância para avaliar os processos, propor novos planos de ação e deliberar sobre questões pertinentes ao coletivo.

As, es e os Educadores de 2021 fizeram essa nuvem, respondendo à pergunta do CRISE: 

Contato

Para entrar em contato, por favor envie um email a: cursinhopsico.secretaria@gmail.com ou uma mensagem em nossa página do Facebook (clique ao lado)